Cirurgia Plástica

A presença de gordura localizada na camada abaixo da pele da parede abdominal, tórax, coxas e nádegas é a principal condição para indicar a lipoaspiração. Ambos os sexos podem ser acometidos de acúmulo adiposo cujo tratamento é lipoaspiração. O teste de pinçamento bidigital é eficiente método de avaliação e quando apresenta mais de 2 cm significa que há excesso de adiposidade.

A técnica foi idealizada e mundialmente divulgada pelo cirurgião francês Dr. Illouz que abriu amplo horizonte no tratamento de gordura localizada em todas as regiões do corpo humano. A lipoaspiração pode ser aplicada isoladamente ou em combinação com procedimentos clássicos da cirurgia plástica para reparar múltiplas

A idade do paciente não é fator determinante para indicar ou não a lipoaspiração. Em pacientes mais jovens a técnica pode oferecer bons resultados ao passo que em paciente de mais idade comumente há necessidade de realizar outras cirurgias associadas. O quadro clinico do paciente é o melhor termômetro na seleção e indicação da cirurgia a ser proposta, atribuição que depende diretamente na decisão do cirurgião.

perfil-perfecto

O nariz é importante elemento anatômico no equilíbrio estético da face. Quando é muito grande ou não está em harmonia com as demais estruturas da face causa desproporção com profundas alterações na aparência estética.

A plástica de nariz é uma das cirurgias estéticas da face mais realizadas na Clinica Avelar. As técnicas empregadas são as mais modernas proporcionando resultados estéticos naturais sem deixar sinais de “nariz operado”.

A rinoplastia geralmente é realiza incisões (cortes) dentro dos orifícios nasais o que significa não deixar cicatrizes externas na pele. Assim o cirurgião pode esculpir as estruturas ósseas e cartilaginosas na busca do resultado desejado. Após a cirurgia coloca-se um curativo firme para fixar externamente as estruturas esculpidas durante a intervenção.

O abdome representa importante segmento na harmonia do contorno corporal. Com muita frequência é acometido de alterações estruturais que modificam o equilíbrio  harmonioso do corpo. O sexo feminino paga maior tributo decorrente de episódios de gravidezes, cirurgias ginecológicas, intervenções na parede abdominal, hérnias e outros fatores endócrinos.

O sexo masculino apresenta em menor incidência distúrbios na estrutura da camada abaixo da pele mesmo quando a parede muscular exibe características normais. Abdominoplastia é cirurgia que corrige as imperfeições da parede abdominal configurando harmonioso contorno corporal.

Abdominoplastia pode ser classificada em 4 tipos:

 

1 – abdominoplastia inferior ou miniabdominoplastia;
2 – abdominoplastia superior;
3 – abdominoplastia superior e inferior;
4 – abdominoplastia completa quando se realiza transposição
do umbigo para os casos mais complexos, em ambos os sexos.

Sequencia esquemática da técnica de reconstrução auricular direita

Quando crianças nascem sem as  orelhas ou as perde ao longo da vida há necessidade de reconstituição ou reconstrução das orelhas. É um procedimento muito complexo que exige duas ou mais etapas cirúrgicas O tratamento só pode ser cirúrgico e a idade para iniciar as cirurgias é após 6 ou 7 anos. Quando o(a) paciente perde uma ou as duas orelha em acidente há necessidade de aguardar a completa recuperação na área do traumatismo antes de iniciar as etapas de reconstrução. Durante a consulta na Clínica Avelar o(a) paciente é minuciosamente examinado tanto para análise da deformidade como para orientação das cirurgias.

Além do exame do cirurgião especialista em reconstrução das orelhas os pacientes são submetidos a exames para avaliação da audição que podem apresentar severos distúrbios tanto nos pacientes que nasceram sem uma ou as duas orelhas como também nos pacientes que as perderam em acidentes. Durante a consulta todos os preparativos para as cirurgias reconstrutoras são realizados, bem como a modelagem da futura orelha que será de muita importância durante as etapas cirúrgicas.

O exame de Audiometria e demais exames de sangue e cardiológico são solicitados a todos pacientes antes do agendamento da cirurgia. As deformidades congênitas com diminuição do tamanho das orelhas são denominadas de microtia e estima-se que ocorre um caso para cada 4.000 recém-nascidos no Brasil.

O tratamento para corrigir tais deformidades da orelha (com anomalia congênita) só pode ser cirúrgico e requer 2 ou 3 etapas reconstrutivas. As cirurgias são realizadas sob anestesia geral em Hospitais na cidade de São Paulo e debaixo de cuidados de competente anestesista. Cada etapa reconstrutiva tem duração de 3 a 4 horas. Após a cirurgia é colocado especial curativo sobre as orelhas para manter a forma e as dobras anatômicas. Os cuidados pós-operatórios ocorrem na Clínica Avelar. O retorno às atividades físicas só pode acontecer após um ou dois meses da data da cirurgia.

Rejuvenescimento Facial

Plástica de face é procedimento indicado sempre que o paciente apresenta sinais de envelhecimento facial que lhe causa desconforto em seu bem estar. Tal situação acomete mulheres e homens em idade variável de acordo com as condições de cada pessoa. O envelhecimento é fenômeno natural e complexo que envolve alterações orgânicas e emocionais.

A busca da correção das modificações da face depende de cada pessoa que se sente motivada a procura de sua imagem desgastada pelo tempo. É desejo saudável e está sempre relacionado com o bem estar íntimo. As marcas do tempo podem não representar muita preocupação para alguns, mas para outros é difícil conviver com os efeitos do tempo.

A cirurgia pode ser realizada sob anestesia local ou geral e deve ser em bom ambiente hospital ou em clinicas bem estruturadas, com permanência de apenas um dia de internação. A finalidade da intervenção é a busca do equilíbrio da imagem corporal com aquela que o (a) paciente julga merecer. O excesso e flacidez de pele são removidos através de incisões (cortes) na parte anterior e posterior da orelha seguidas de tração para alcançar a harmonia almejada. Quando o (a) paciente apresenta face e pescoço gordurosos, a técnica de lipoaspiração é indicada, e é realizada no mesmo ato cirúrgico.

As pálpebras podem dar às pessoas aspecto de “cansadas”, triste ou até com aparência muito envelhecida. Quando as pálpebras alteram o formato natural dos olhos, parecem inchadas constantemente que tem indicação para correção cirúrgica (blefaroplastia).

Quando se realiza apenas blefaroplastia a cirurgia por ser sob anestesia local combinada com sedação. Porém, na maioria das vezes essa cirurgia está associada à plástica de face. Em ambas as situações as cirurgias são realizadas em Hospitais na cidade de São Paulo e debaixo de cuidados anestésicos de competente anestesista.

Pode ter indicação de fazer  cirurgia na pálpebra superior, inferior ou ambas. O exame clínico realizado na Clínica Avelar é  determinante para a decisão e planejamento cirúrgico. São feitas incisões (cortes) nas pálpebras para retirar os excessos de pele e gordura que se acumulam.

Quando as orelhas são muito projetadas da superfície da cabeça produzem alterações estéticas na face, por isso são muito proeminentes (orelhas de abano). É a deformidade congênita da orelha (desde o nascimento) mais frequente e causa muito complexo de inferioridade aos pacientes.

O tratamento só pode ser cirúrgico.  Há casos que as orelhas são muito grande o que requer redução do tamanho das orelhas.  É muito frequente assimetria entre as orelhas tanto quanto a espessura das cartilagens como das dobras das orelhas. Crianças em idade entre 5 e 12 anos são as que mais se preocupam com esse tipo de deformidade.

Porém adultos também podem realizá-la. Através de uma pequena incisão (corte na pele) atrás de cada orelha o cirurgião pode  remodelar e reposicionar estruturas das orelhas dando um aspecto natural à face. A cirurgia é realizada em Hospital na cidade de São Paulo com permanência de 6 a 8 horas após a cirurgia. O retorno  as  atividades escolares ou de trabalho pode ocorrer após 4 ou 5 dias, mas debaixo de cuidados médicos na Clínica Avelar.

A mama feminina é responsável por significativa expressão no contorno corporal como valoroso símbolo de feminilidade e da esfera sexual. Apresenta maior realce ainda na adolescente quando a jovem se desperta para sua nova vida.

Das numerosas alterações na estrutura corporal durante a puberdade o desenvolvimento das mamas representa um mundo novo com as múltiplas funções. Quando as mamas são grandes ou “caidas” há indicação de tratamento na busca de harmonia estética e em equilíbrio com a silhueta do corpo.

A função de lactação compõe importante aspecto no quadro materno, que é preservada após cirurgia plástica das mamas. As técnicas empregadas permitem deixar pequenas cicatrizes e a forma final em harmonia com o contorno corporal. A cirurgia é realizada sob anestesia geral em hospitais com permanência de internação de apenas um dia e os demais cuidados pós-operatórios são realizados na Clinica Avelar.