Odontologia

woman teeth before and after whitening. Over white background

As resinas compostas evoluíram muito ao longo dos últimos anos, tornando-se ferramenta indispensável quando falamos em tratamentos estéticos e funcionais.

Não somente reconstroem a anatomia dental perdida por cáries e/ou fraturas, mas também permitem reforçar e proteger paredes fragilizadas por restaurações de amálgama ou metais.

tratamento02

Tradicionalmente chamadas de facetas de porcelana. São geralmente feitas em cerâmica, material vítreo também conhecido por porcelana. Extremamente estéticas, recriam com singularidade as características dos dentes naturais. As facetas têm como objetivo solucionar problemas de cor, forma, tamanho e posicionamento dental.

São indicadas para casos de dentes escurecidos, excessivamente restaurados, com pequenos desalinhamentos ou como complementação estética na finalização de tratamentos ortodônticos.

As lentes de contato podem ser definidas como facetas ainda mais finas que permitem redesenhar o contorno dental tornando o sorriso mais harmônico. São procedimentos muito conservadores e algumas vezes dispensam o desgaste da estrutura dental para serem realizados.

tratamento03

Hoje em dia é indiscutível que a gengiva faz parte da estética do sorriso. Contornos regulares, cor e textura adequada compõem um belo sorriso, assim como dentes bonitos. Para trazer harmonia gengival, existem técnicas de cirurgia plástica periodontal que permitem recriar um contorno gengival proporcional e equilibrado.

Esses procedimentos, combinados aos tratamentos estéticos dentais, resultam em um sorriso totalmente renovado e harmônico.

Young happy girl looking at the dentist during oral checkup

Quantas vezes já escutamos que um belo sorriso abre portas? Dentes amarelados causam o efeito de “sorriso envelhecido”.

Fatores extrínsecos como o tabagismo e a alimentação podem contribuir para o manchamento e consequente escurecimento dental. Atualmente, o consenso científico quanto aos tratamentos clareadores nos direciona aos tratamentos combinados, ou seja, a associação dos dois tipos de tratamentos existentes: os de autoaplicação e os assistidos em consultório.

Com o auxílio de moldeiras e géis, aplicados pelo próprio paciente, os tratamentos clareadores de autoaplicação são práticos, muito eficientes e possuem pouquíssimas contraindicações. Geralmente são aplicados diariamente de uma a quatro horas, dependendo do tipo e concentração do gel escolhido.

Já os tratamentos realizados em consultório utilizam géis que, por apresentarem maiores concentrações de peróxido, necessitam da supervisão profissional. A escolha do método mais adequado para cada caso e o tempo de conclusão do tratamento dependerão de uma correta avaliação clínica.

_MG_9108ed

A introdução de próteses livres de metal na odontologia possibilitou resultados ainda mais estéticos e duradouros. São, atualmente, a primeira opção tanto para áreas extremamente estéticas, como a dos dentes posteriores também.

O comportamento desses materiais ao longo do tempo tem mostrado resultados de altíssimo padrão em termos de resistência, além de altamente estéticos.

X-ray of teeth

Constituídos em titânio, material biocompatível, ou seja, podem permanecer no organismo humano sem rejeição ou danos ao tecido ósseo e com capacidade de integrarem-se às estruturas ósseas, os implantes têm papel fundamental na reabilitação de um ou mais dentes, nos casos de perda da raiz dental. A instalação dos implantes no local a ser reabilitado é um procedimento seguro e com uma recuperação confortável para o paciente.

É possível, em alguns casos, instalar a prótese imediatamente após a cirurgia, o que chamamos de carga imediata, mas geralmente é instalada após um período de cicatrização que varia de um a quatro meses. A escolha pela técnica depende de uma avaliação profissional.

invisalign

Invisalign é uma maneira quase invisível de alinhar os dentes sem aparelho de metal.

Invisalign usa uma série de alinhadores transparentes e removíveis para gradualmente alinhar seus dentes, sem metal ou fio.

Saúde Bucal

Manter a saúde bucal em dia requer cuidados que vão muito além de visitas regulares ao consultório odontológico. A manutenção da higiene com técnicas adequadas no dia a dia, aliada a hábitos saudáveis, é a melhor forma de prevenção e conquista de um sorriso saudável e bonito. Confira a seguir algumas dicas para cuidar corretamente de seu sorriso.

Escolha da escova de dentes e técnicas de escovação

Muitos pacientes nos procuram com dúvidas sobre qual escova escolher. A grande diversidade de tipos, formatos e tamanhos reforça cada vez mais essa questão, que, na verdade, deve ser analisada individualmente. As escovas com cerdas macias ou extramacias são as mais indicadas para remover a placa bacteriana acumulada nos dentes e gengiva.

Os produtos encontrados no mercado para a higienização dental como enxaguatórios bucais, tipos variados de fio e fitas dentais, limpadores de língua, entre outros, são auxiliares a uma correta escovação e a escolha desses materiais deve ser feita em conjunto com seu dentista, pois, para cada paciente e para cada etapa de seu tratamento, existem as técnicas e aparatos adequados.

Pacientes que usam aparelho ortodôntico devem ter atenção redobrada com a higiene dental, uma vez que os fios e braquetes ortodônticos favorecem o acúmulo de placa. Para esses pacientes é aconselhável ainda o uso de passa-fio e escovas interdentais.

saude-bucal02

Cuidados com a escova de dentes

As escovas de dentes jamais devem ser compartilhadas, pois possuem bactérias e podem ser responsáveis pela disseminação de doenças. Após o uso, devem passar por um processo de enxágue abundante e serem devidamente secas antes de armazenadas. É recomendado também guardá-las em local seco, evitando deixá-las sobre a pia.

Pode-se periodicamente fazer a higienização da escova com sprays de enxaguatórios bucais que possuem em sua composição agentes antimicrobianos. A escova deve ser trocada conforme o formato original de suas cerdas for alterado. Esse processo leva em média três meses, mas pode variar de paciente para paciente.

saude-bucal03

Rotina adequada de higienização dental

A escovação deve ser feita após todas as refeições. Entretanto, devido à alta acidez de muitos alimentos, é aconselhável esperar de 30 a 40 minutos para iniciar a escovação. Dessa forma, o esmalte dental é protegido de uma possível erosão química. A saliva tem um forte papel de proteção dos dentes, pois auxilia a regular o pH bucal. Durante a noite o fluxo salivar diminui, resultando na queda do pH, o que favorece a atividade bacteriana. Por esse motivo, a escovação antes de dormir é considerada a mais importante do dia.

Perguntas Frequentes

Quando o assunto é a estética do sorriso, existem muitos recursos técnicos disponíveis. Essa diversidade clínica gera muita dúvida acerca dos procedimentos disponíveis para cada caso. Pensando em orientar nossos pacientes, respondemos abaixo algumas dúvidas sobre esse assunto. Entretanto, somente após uma avaliação clínica é que muitas perguntas poderão ser respondidas de forma individualizada para o seu caso.

Os recursos disponíveis na odontologia estética, como facetas, podem substituir os tratamentos ortodônticos?

Na odontologia moderna, hoje chamada multidisciplinar, não devemos falar em substituições e sim em complementações de tratamentos. A odontologia estética pode complementar a finalização de casos de ortodontia, por exemplo. Alguns pacientes possuem dentes com tamanhos irregulares que, mesmo após um tratamento ortodôntico, necessitam de complementação estética. Para esses casos, muitas vezes, restaurações em resina ou as modernas lentes de contato são alternativas excelentes para a finalização estética.

O que são Lentes de Contato Dental?

Lentes de Contato são delgadas lâminas de porcelana coladas sobre a estrutura dental, resultando em mudança de forma, coloração ou posicionamento, proporcionando um sorriso mais harmônico e adequado para cada paciente. Este é um processo muito conservador, uma vez que o tratamento somente é realizado após prévio planejamento da extensão do desgaste para cada caso. Pequenos desalinhamentos também podem ser corrigidos por meio das lentes de contato utilizando métodos de estudo prévios, realizando o desgaste somente nas áreas realmente necessárias.

Como o visagismo pode ajudar na busca de um novo sorriso?

Segundo pesquisas, para a maioria das pessoas o sorriso é uma parte do rosto bastante importante; além disso, estudos mostram que pessoas com um sorriso bonito são consideradas mais bonitas, extrovertidas e até mais inteligentes. Porém, essa caracterização vai muito além de escolhas como dentes grandes ou pequenos, brancos ou mais pigmentados, com formatos mais quadrados ou ovoides. A estética do sorriso deve ser avaliada de pessoa para pessoa, considerando seus traços de personalidade, porte físico e estilo de vida. O visagismo tem como objetivo planejar e executar tratamentos individualizados associando fatores clínicos e pessoais de cada paciente.

Devo trocar minhas restaurações de amálgama por resina?

Um dente que possui uma restauração de amálgama pode perfeitamente receber uma restauração de resina composta. Entretanto, a avaliação pela troca deve ser feita juntamente com seu dentista. Muitas vezes, dentes com restaurações de amálgama podem ser alvo de fraturas pelo desgaste do dente ou pela própria fadiga do material ao longo dos anos. Nos casos de perdas extensas de esmalte e dentina, a resina composta, ou até mesmo as restaurações de porcelana, são materiais de eleição para esses casos, pois promovem proteção das áreas fragilizadas. Cabe ao profissional da área avaliar qual tipo material é mais adequado para cada caso.