A presença de gordura localizada na camada abaixo da pele da parede abdominal, tórax, coxas e nádegas é a principal condição para indicar a lipoaspiração. Ambos os sexos podem ser acometidos de acúmulo adiposo cujo tratamento é lipoaspiração. O teste de pinçamento bidigital é eficiente método de avaliação e quando apresenta mais de 2 cm significa que há excesso de adiposidade.
A técnica foi idealizada e mundialmente divulgada pelo cirurgião francês Dr. Illouz que abriu amplo horizonte no tratamento de gordura localizada em todas as regiões do corpo humano. A lipoaspiração pode ser aplicada isoladamente ou em combinação com procedimentos clássicos da cirurgia plástica para reparar múltiplas
A idade do paciente não é fator determinante para indicar ou não a lipoaspiração. Em pacientes mais jovens a técnica pode oferecer bons resultados ao passo que em paciente de mais idade comumente há necessidade de realizar outras cirurgias associadas. O quadro clinico do paciente é o melhor termômetro na seleção e indicação da cirurgia a ser proposta, atribuição que depende diretamente na decisão do cirurgião.